Esse risoto foi uma invensão feliz aqui em casa e quero compartilhar com vocês. O único ingrediente mais difícil de encontrar e justamento o toque especial é o sal trufado, que pode ser adquirido em bons supermercados (como o Santa Luzia) ou casas de tempeiros. Se não puder encontrar funciona colocando a trufa na manteiga ou em um fio de azeite na finalização.
Ingredientes:
- Aproximadamente 1 litro de caldo de legumes (feito em casa de preferência, SEM SAL*)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 150 ml de vinho branco seco
- 1 cebola roxa média picada
- 1 xícara e meia de arroz para risoto (Arbóreo ou Canaroli)
- 1 colher (chá) de sal trufado
- pimenta do reino a gosto
- 2 dentes de alho espremidos
- 300g de cogumelos paris frescos fatiados
- 1 abobrinha cortada em pedaços médios (fatie e depois corte cada fatia em 4)
- salsinha picada para finalizar
- 1 colher (sopa) e meia de manteiga sem sal
- 100 g de queijo parmesão fresco ralado
O preparo não será diferente da base de todos os risotos:
- Deixe o caldo quente, em fogo baixo, em uma panela na boca de fogão ao lado da que você usará para o risoto, com uma concha preparada.
- Em uma panela de boca larga (pode ser uma frigideira funda, wok ou outra larga que tiver), refogue a cebola no azeite, mexendo sempre até que ela fique transparente.
- Acrescente o arroz (sem lavar) e misture bem por 2 minutos.
- Acrescente o vinho e deixe o arroz absorve-lo / ele evaporar, sempre mexendo.
- Comece a colocar o caldo com a concha, mantendo a panela em fogo baixo e sempre misturando. deixe secar para acrescentar a próxima concha, provando de vez em quando para ver o ponto do risoto. ele deverá estar ao dente no final.
- Enquanto isso, em uma frigideira grande em separado, derreta 1 colher da manteiga, acrescente o alho, mexendo por 1 minuto, acrescente o cogumelo mexendo até ele dourar um pouco e acrescente a abobrinha, misturando tudo muito bem, deixando ela perder um pouco de água. Desligue quando a abobrinha estiver macia.
- Junte o refogado de cogumelo e abobrinha ao risoto, mexendo delicadamente.
- Adicione a colher restante de manteiga e o parmesão SEM MEXER e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe uns 3 ou 4 minutos a manteiga e parmesão derreterem aos poucos.
- Junte então o sal trufado e a salsinha, misturando delicadamente, sempre pelas bordas. Prove e se quiser adicione pimenta e/ou mais sal. Muito cuidado para não ficar salgado demais se tiver feito com caldo em tablete.
- Sirva imediatamente.
Serve bem 4 pessoas famintas ou 6 pessoas comedidas. Fica fantástico acompanhado de salada de folhas e tomatinho. Demora uma meia hora para fazer e fica lindo, ligeiramente cor-de-rosa por conta da cebola roxa.
Bom apetite!
*Utilize 3 xícaras de talos de legumes (aproveite os talos que jogaria fora) para 2 litros de água e deixe ferver em fogo brando por 30 min. Deixe esfriar e coe, ou se for fazer alguma receita como esta use na hora fresco, descartando os talos e pegando apenas o caldo. Rende 1 litro, que pode ser congelado. Gosto particularmente de colocar folhas de alho poró, talos de salsão, casca de cenoura, tomate e pimentão. Mas use o que tiver disponível.