segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Iogurte maravilhoso de coco verde

Olá a todos! Faz muuuito tempo que não me comunico por aqui e tenho sentido muita falta.

Estou no momento focando mais a minha divulgação pelo canal do YouTube, mas não quero deixar de forma alguma o blog e os posts, que acabam tendo uma "pegada" muito diferente dos vídeos, e onde eu criei um espaço mais íntimo e pessoal.

Nessa minha segunda gravidez tenho sentido a necessidade cada vez maior de me nutrir bem e ando me aventurando pela cozinha viva. Confesso que eu tinha um certo preconceito com o crudivorismo e penso que talvez eu nunca seja uma radical que não cozinhe nenhum alimento - afinal, se alimentar é um ato também afetivo, e uma comida quentinha as vezes é oq nosso purusha precisa - mas descobri que a comida crua pode ser deliciosa, além de me trazer um nível de vitalidade equiparável à minha pequena wonderful two :-)

Estou já com várias receitas e dicas aguardando que a vida louca me de tempo para postar aqui. E enfim consigo desengavetar a primeira!

Esse iogurte de coco verde é de longe o melhor que comi desde que abandonei os laticinios de origem animal e muito, mas muuuito fácil de fazer! Só que leva tempo.

Esse meu mergulho na cozinha viva também me trouxe essa lição: uma relação mais saudável com
os alimentos não pode ser feita na pressa. Esse tempo que o mundo de hoje não quer admitir é essencial para dar vida aos grãos e cereais. Tenho aproveitado essas esperas para incrementar minhas meditações. Tem sido muito gostoso!

Ingredientes:

- Polpa de pelo menos 2 cocos verdes (quanto mais carnudo ele estiver melhor)
- Rejuvelac*

Modo de preparo:

- Coloque a polpa dos cocos no liquidificador, tomando cuidado para tirar a parte marrom. Não recomendo que se faça com menos do que 2 cocos (se tiver pouca polpa use pelo menos 3), pois vai espirrar tudo e o liquidificador vai ter dificuldade para bater. Acrescente rejuvelac suficiente para conseguir bater. Quanto mais rejuvelac, mais líquido vai fica, então se vc quiser um iogurte tipo grego coloque o mínimo. Na hora de bater talvez vc tenha que parar e mexer algumas vezes, dependendo da potencia do seu liquidificador. Bata até virar um creme uniforme.

- Despeje o creme em um pote de vidro, tomando o cuidado para não enche-lo demais, pois durante o processo de fermentação o iogurte vai ganhar volume. Cubra com um pano limpo ou voil e deixe em local escuro, em temperatura ambiente, por 24h.

- Está pronto! Guarde em geladeira por até 2 dias (cuidado, pois ele continua fermentando mesmo na geladeira, então vai ficar cada vez mais ácido). Consuma da mesma forma que faz com o iogurte comum. Ficou divino com melado de cana, mirtilos e granola :-P


*Rejuvelac é um probiótico natural e caseiro, super fácil de fazer e completamente vegano. Ele é mega saudável e pode ser tomado puro, com frutas e sucos ou também pode ser usado para fermentar iogurtes, queijos e pães. Saiba mais no site Doce Limão e pegue a receita que eu segui no lindo Blog da Veganana.

Bom apetite!

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Sobre presentes, consumismo e a construção de uma relação com a criança


Chega enfim o aniversário de 2 aninhos da nossa filhota. O primeiro aniversário onde ela entende todos os símbolos que esta data traz.

Bolo, parabéns, dia especial, montanhas de presentes. Tudo muito estimulado socialmente e naturalizado. Qual é o problema disso?

Estamos tentando criar a Alice de uma forma um pouco diferente do senso comum, nos baseando nos valores que queremos passar para ela e que vão bastante contra a corrente para a maioria das pessoas.

Doces não são tratados como recompensa ou o maior prêmio que se pode ganhar. Na verdade a Alice nunca comeu açúcar. Já comeu bolo sim (e veja bem, não temos nada contra bolo!) – só que sem leite (ela já toma o da mamãe dela e preferimos deixar o da vaca para o bezerro) e sem açúcar (adoçado com frutas). Ela ama. Não é algo de todos os dias, é especial e ela sente isso. Ela não sente a falta do açúcar porque nunca provou. Para que a formação do paladar da nossa pequena gourmet continue indo bem como está pedimos para que você sempre pergunte para os pais antes de oferecer um alimento (não somente para a Alice, para qualquer bebê – você não sabe se ele tem alguma alergia ou intolerância).

O dia dela é especial! Sim! E é uma delícia receber parabéns e o abraço apertado de quem amamos!

Mas para fazer desse dia único NÃO precisamos de uma enxurrada de presentes que nem cabem no quarto dela e que muitas vezes gerarão mais frenesi pela quantidade do que o que eles são. Esse costume nos insere por definitivo na lógica do consumismo, onde nos tornamos seres insaciáveis e muitas vezes descontamos nossas carências e frustrações adquirindo mais e mais itens supérfulos – lógica da qual queremos preservar nossa pequena o máximo possível. Sabemos que esse é o costume da nossa cultura: presentear para mostrar o carinho, amor e consideração. Consideramos todas essas demonstrações ricas e preciosas, por isso elaboramos algumas sugestões para você que quer presentear a Alice:
  1.   Dê a sua presença: ela é o melhor presente! Faça uma visita. Passe a tarde brincando com a Alice. Pense em um passeio gostoso (se a Alice não tem ainda uma relação de confiança com você ou você não se sente seguro em ficar sozinho com ela o papai ou a mamãe podem ir junto dar um suporte); um parque, um teatro, uma visita à um santuário de animais (preferimos estes, que cuidam de animais resgatados, do que os zoológicos)... as opções são do tamanho da sua criatividade. Para a Alice estar com você será muito mais significativo para edificar um laço de carinho do que ganhar uma barbie.
  2.  Se você quer dar um objeto físico, escolha de preferência algo seu ou de seu filho, que traz toda a sua história junto. Além de ser uma atitude sustentável, é muito mais divertido! A boneca preferida da Alice é a Catita, que tem mais de 60 anos de idade e foi da vovó dela quando era bebê.
  3.  Se mesmo assim para você for importante comprar algo novo para a Alice, pedimos que sejam roupas (ela veste 3 anos e calça 22 – pedimos para que você saia um pouco do rosa... a cor preferida dela é amarelo), livros (ela já consegue acompanhar histórias e tem uma pequena biblioteca, mas pedimos que não sejam de princesas, pois queremos criar uma mulher forte e independente e não uma donzela frágil que precisa ser resgatada) ou brinquedos de madeira – em especial instrumentos musicais. Enfim, presentes menos esteriotipados e estigmatizantes ;-)

Espero que você não nos leve a mal. Podemos parecer chatos, mas pense que estamos fazendo de tudo para criar uma futura cidadã que tenha os melhores modelos possíveis. E esses são os nossos valores. Respeitamos se não forem iguais aos seus. Só pedimos que também nos respeite.

Um abraço


Júlia e Jack