Sobre o que vem acontecendo dentro da Universidade de São Paulo, apesar de não possuir relação direta com o Yôga, se enquadra na discussão sobre ética que tenho feito nos últimos meses, em especial nos yamas ahimsá - não-agressão e satya - não-mentir.
A violência com que foi feita a reintegração de posse da reitoria da USP foi escancarada, mas mesmo assim a grande mídia, em parceria com a Polícia Militar, optaram por fabricar uma versão mais... digerível para a população.
Sem entrar em posicionamentos políticos, é importante se ter acesso às informações para a compreensão real dos fatos. Felizmente dispomos hoje de ferramentas de comunicação que independem da grande mídia. Por isso indico os textos abaixo, como exemplos de lucidez e abertura para uma reflexão e discussão permeadas pela ética e civilidade.
Esclarecendo o caso USP (pra quem vê de fora)
É importante que quem tem acesso a informações menos fantasiosas possa divulga-las, para que nossa cidadania e atuação política deixe de ser, como muitas vezes é, apenas um direito e dever que permanecem teóricos apenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário