quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

2012 é o fim?

Mundo acabar? Bem, na verdade, o mundo que conhecemos em 2011 já acabou... ou há 1 hora atrás! Como diria Heráclito, filósofo pré-socrático: "Um homem nunca se banha duas vezes no mesmo rio". Tudo muda; você e o ambiente ao seu redor.

No panteão hindú, Shiva é representante de tal perspectiva. Na forma de Natarájá - rei dos bailarinos - dança circundado por fogo, marcando com seus passos o ritmo do universo e pisando em Avidya, a ignorância. Faz assim, a cada momento tudo tremer, tudo se reconstruir. Para alguns, destruidor, para outros, renovador. Afinal, o velho precisa ir embora para dar lugar ao novo.

Feliz ano novo para todos!

4 comentários:

  1. Olha Juju considerando essa coisa dos passos + o roubo das minhas havaianas na praia e a Lua dando piruetas..kk...Lembrei de uma coisa genial q é..saca o papel depois de amassado?então até dá pra desamassar + as ruguinhas ficam lá né?!Não sei se é bom só sei q é assim..bjsbjs Feliz 2012 da anonima Euuu!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lala:

    O passado tem sim uma função importante. Ele fundamenta o futuro; grande parte do que aprendemos e como mais amadurecemos é através de vivências.
    No hinduísmo isso é visto pela ótica do Yôga através do conceito de karma: todas as ações, voluntárias ou involuntárias, implicam em reações, e estas continuam a reverberar sempre. Somos assim como marionetes presos pelos linhames kármicos - de nossas ações passadas - que acabam por pautar nossos movimentos. No Yôga se procuram atenuar esses linhames, mas quanto mais conscientes formos do que fazemos, mais temos a construção de nosso futuro - o presente de amanhã, quando o hoje será passado - nas mãos.

    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gosta (da primeira frase) do meu poema Mude.

    Agradeço pela publicação, como Sutra da Semana, ainda que tenha sido em nome de Clarice Lispector... rs!

    Veja mais detalhes no blog, onde também poderá ver o livro Mude, editado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra.

    Flores...

    ResponderExcluir
  4. Olá Edson.

    Essa frase se espalhou como sendo da Clarisse. Percebi que você mantem vigilância constante com relação aos seus direitos autorais. Já mudei.

    Gostei do seu Blog. Tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir