Aviso a todos os leitores que este blog continua ativo. Tive uma sério de imprevistos nos últimos tempos que fizeram com que eu não conseguisse manter o mesmo ritmo de antes. Agora estou de volta!
O mês de maio foi dedicado ao niyama Íshwara Pranidhána e posso dizer que efetivamente o vivenciei. Este preceito ético, que literalmente significa "aos pés de deus" (deus com 'd' minúsculo, pois trata-se de Íshwara, divindade familiar, o que seria próximo do santo para o catolicismo), pode ser compreendido através de alguns dizeres populares como "o que não tem remédio, remediado está", ou "joga pra D'us", entre outros.
Para as situações da vida que fogem ao nosso controle, adotamos o que no SwáSthya Yôga foi traduzido com auto-entrega: se você já fez tudo o que podia perante a um problema, relaxe. Entregue-se. De que adianta criar uma gastrite nervosa com o trânsito se você não pode passar por cima dos carros?
É claro que Íshwara Pranidhána não deve servir de pretexto para a falta de dedicação ou comprometimento na vida. Mas nessa roda viva em que viemos, cheia de pressa, cobrança, e infartos pode salvar vidas!
Depois de passar por esse tipo de situação irremediável voltei. E quero fazer do mês de junho também o mês deste fantástico niyama. Convido a todos a pensarem sobre ele e o exercitarem comigo. Gostaria muito de ter feed-backs sobre as dúvidas e experiências nos comentários.
Com certeza, falta muita entrega nesse mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário