Quando fiz esse blog, tinha a intenção de manter uma comunicação quase diária com meus alunos e todos os interessados em Yôga, arte e educação. Os primeiros dez meses seriam destinados a uma imersão crítica nos yamas e niyamas do Yôga, sendo cada mês destinado a um deles para que se pudesse mergulhar mais profundamente na reflexão de se e como podemos aplicar estas diretrizes éticas nas nossas vidas, se elas fazem sentido no século XXI, na sociedade capitalista ocidental.
Bem, talvez eu tenha sido um pouco ingênua, imaginando que houvesse uma manifestação maciça de comentários em todos os posts sempre e que o debate - que pra mim é tão fundamental e interessante - naturalmente atrairia um publico. Errei e acertei ao mesmo tempo. Errei ao pensar que quem lê sempre se manifesta - pelo contrário, na maioria das vezes não - mas acertei quanto ao fato de haver pessoas interessadas nesse fórum sobre uma revisão e questionamento da vida e do Yôga na vida. Me equivoquei também no que se refere ao número e a rapidez da repercussão do meu trabalho - este onde divulgo apenas no meu site, no meu facebook e entre meus alunos.
Assim, com o passar do tempo e o surgimento de muitos projetos na vida real, fui deixando essa plataforma virtual para segundo plano, confesso que um pouco desestimulada pela pouca repercussão do blog - afinal 12mil visitas em 14 meses para internet é considerado pouco. Foi então que hoje, ao abrir meu email, recebi o comentário de Francisco Barreto.
Francisco, quero lhe agradecer. Seu comentário me motivou a escrever esse post e com ele mudar um pouco o foco deste blog: esse espaço continuará existindo e será por mim alimentado de reflexões e informações (as primeiras mais importantes que as segundas, afinal, na era da informação qualquer Wikipédia resolve seu problema. A questão é o que fazemos com tanta informação disponível...) não somente sobre o Yôga em si, mas a respeito de tudo o que o circunda - isto é, sobre o ser humano e sua relação com o sigo e com o mundo.
A periodicidade, entretanto, será variada: se houverem pedidos de posts, perguntas ou acontecimentos que suscitem debate e discussão, mais posts serão feitos. Se não, menos posts. As receitas continuarão sendo postadas de tempos em tempos e de vez em quando alguma reflexão minha e avisos de encontros, horários novos de aulas e etc. Agora, a prioridade está nos encontros de Yôga que eu promovo, na prática, nos estudos - enfim, na vida real.
Penso cada vez mais que as pessoas que mais se interessam pelo que escrevo aqui talvez sejam um tanto quanto contra a corrente e não baseiem a maioria de suas vidas na internet, como tantos fazem hoje em dia (me corrijam se eu estiver errada). Eu mesma, sinceramente, me sinto um tanto deslocada neste mundo de rapidez, competitividade e resultados que estamos inseridos... afinal, 12 visualizações dos meus post não é pouco para mim! Significa que o que estou compartilhando aqui de alguma maneira faz sentido para vários!
Que esse fórum seja uma ferramenta de apoio para coisas legais que possamos fazer, juntos ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário