Esta foi uma adaptação da receita de torta de banana da eco chef Martha Tatini. Fiz a receita da Martha uma vez por curiosidade, pois achei bem diferente uma torta sem farinha, que leva arroz cozido na massa. Ficou fantástica e meus alunos me encomendaram outra para o nosso grupo de metalização (Sat Chakra). Como não encontrei bananas maduras resolvi usar a criatividade!
Ingredientes:
- 1/2 copo de óleo de canola
- 1/2 copo de leite de arroz (pode substituir por outro leite vegetal. Na receita original há a opção com leite de coco)
- 1/2 copo de amêndoas cruas hidratadas por pelo menos 12h e lavadas
- 2 copos de arroz integral cozido sem sal
- 1 copo de açúcar mascavo
- 8 damascos frescos maduros descascados e sem caroços
- 1/2 limão
- 3 cravos (opcional)
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 1 colher (sobremesa) de fermento químico
- noz moscada e canela em pó a gosto
No liquidificador junte todos os ingredientes menos o arroz, os damascos, o limão e o fermento. Bata até ficar homogêneo e vá acrescentando então o arroz e 6 damascos aos poucos. Depois que tiver formado uma massa homogênea acrescente o fermento e bata mais um pouco, apenas o suficiente para mistura-lo.
Unte uma forma redonda com fundo falso com farinha de arroz ou fubá. Despeje a mistura na forma. Fatie os dois damascos que sobraram, esprema limão sobre eles e polvilhe canela. Coloque as fatias sobre a torta, decorando-a da forma que quiser (eu fiz as lâminas bem finas e cobri toda a torta). Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 50-60 minutos. Ela vai ficar cremosa no meio, é normal. Se quiser que fique mais firme, leve ao congelador depois de pronta.
Rende cerca de 8 fatias de uma torta leve e muito saborosa.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário