Eu nunca comi uma feijoada tradicional na minha vida, mas custo a acreditar que ela poderia ser melhor do que esta. Existem muitas versões de feijoada vegetariana por aí. Essa é a última que fiz, 100% vegana, muito gostosa, nutritiva e inacreditavelmente leve.
Ingredientes:
- 250g de feijão preto deixado de molho na noite anterior
- 1 folha de louro
- 1/2 cabeça de alho bem picadinho
- 1/2 maço de coentro fresco picado
- 1 colher (chá) de pimenta com cominho em pó
- 150g de abóbora japonesa cortada em cubos médios
- 1 cenoura cortada em cubos médios
- 100g de champignons em conserva grandes cortados em 4 pedaços
- 70g de tofu defumado cortado em cubinhos pequenos
- 1/4 de xícara de pasta de tomate (usei passata)
- Dois fios de óleo
- Sal a gosto
Modo de fazer:
- Troque a água do feijão e cozinhe-o em uma panela de pressão. Geralmente 10 min depois que pegar a pressão, em fogo baixo, está cozido (mas depende se você deixou de molho na água quente ou fria, quantas horas ficou de molho e etc).
- Em uma panela aqueça um fio de óleo. Junte metade do alho e deixe refogar por 1 minuto.
- Acrescente a cenoura, mexendo bem por 3 minutos. Se precisar coloque um pouco de água para não queimar.
- Junte a pasta de tomate, a abóbora, o champignon e o coentro. Adicione sal a gosto e mais um pouco de água. Deixe no fogo até os legumes estarem macios.
- Em outra panela frite o louro no óleo. Quando ele mudar de cor adicione o restante do alho, refogando bem. Acrescente duas conchas do feijão e amasseo com uma colher de pau. Junte a pimenta com cominho e o tofu defumado e misture bem.
- Junte todos os ingredientes, misture bem e sirva.
Utilize as guarnições tradicionais da feijoada (couve refogada, arroz, farofa e salada de alface com laranja) ou use a sua criatividade. Na foto está acompanhada com arroz branquinho, catalonha refogada com pimenta, farofa de banana e lascas rústicas de batata frita com curry. Rendeu duas refeições para a minha versão grávida foraz e para o meu namorado faminto.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário