Essa é uma de minhas especialidades, que fui aprimorando e hoje considero que é uma das minhas receitas mais gostosas! Dedico aos meus queridos primos Ricardo e Vivian.
Ingredientes:
Molho:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 800g de tomates maduros picados rusticamente
- 1 cebola grande picada
- 1 colher (sopa) de alcaparras
- 1 vidro (300ml) de leite de coco
- 300g de champignon fatiado (em conserva ou fresco)
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- 1 pimenta dedo de moça picada (opcional)
- 1 colher (sopa) de chimichuri
- Páprica picante a gosto
- 3 abobrinhas italianas médias, fatiadas finamente no sentido longitudinal
- Azeite para grelhar a abobrinha
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 400g de mussarela fatiada
- Batata palha para acompanhar
Molho:
Em uma panela média, aqueça o azeite. Junte as alcaparras e a pimenta dedo de moça (se estiver usando) e refogue por 1 minuto. Se você quiser o sabor dessa pimenta mas não sua picância, não utilize as sementes. Acrescente então a cebola picada, mecha e deixe-a refogar até ficar levemente dourada. Junte então os tomates picados e a páprica. Misture bem e deixe cozinhar com a panela tampada por 5 minutos.
Enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira e junte o champignon. Mantenha em fogo médio por alguns minutos, mexendo sempre, até que as fatias de champignon fiquem levemente douradas. Se estiver usando o cogumelo fresco - que por sinal é mais saboroso - ele irá soltar água. Deixe então em fogo algo até a água secar. Reserve.
Após os 5 minutos, verifique se os tomates começaram a 'derreter', formando um molho rústico, com ainda alguns pedaços e bastante caldo. Acrescente o chimichuri, misture bem e deixe tampado mais 2 minutos. Se então o molho já estiver formado acrescente o sal, junte o champignon na manteiga, misture por mais 1 minuto e então adicione o leite de coco. Misture mais 1 minuto e prove para testar os temperos. Se necessário coloque um pouco mais de sal, chimichuri e/ou páprica. Desligue o fogo e reserve.
"Massa":
Em uma chapa ou frigideira bem larga coloque um fio de azeite e as fatias de abobrinha que couberem lado-a-lado. Por cima de cada fatia salpique uma pitada de sal e pimenta do reino e mais um fio de azeite. Deixe dourar e vire as fatias. Quando os dois lados estiverem dourados retire as fatias de abobrinha da chapa (ou frigideira), Já colocando-as no recipiente (um pirex ou refratário, de preferência retangular) onde será montada a lasanha de maneira que formem uma camada de abobrinha (como se fosse a massa). Repita a operação até acabar a abobrinha ou montar a lasanha.
Montagem:
Deixe o forno pré-aquecendo em temperatura média.
Depois de formar uma camada com a abobrinha, espalhe uma fina camada do molho sobre a "massa". Por cima das duas camadas uma camada de mussarela e por cima da mussarela mais uma camada de abobrinha. Continue intercalando até encher o recipiente, sendo que a última camada deve ser de queijo ou de molho, nunca de abobrinha. Leve ao forno então, mantendo a temperatura média, por cerca de 25 minutos. Sirva com a batata palha por cima ou em um pote a parte.
Rende uma lasanha que alimenta bem 5 pessoas, ainda mais se estiver acompanhada de arroz soltinho, seu melhor complemento além da batata palha.
Bom apetite!