Ingredientes:
- 1 maço de cenoura (mais ou menos 1kg) limpa e cortada em 4 no sentido longitudinal (se for muito grande corte os talos na metade)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 punhado de cominho em grão
- 150ml de aceto balsâmico
- 50ml de água (ou mais, se necessário)
- Tomilho fresco (se não houver, substitua por alecrim)
Preparo:
Essa receita pode ser feita de algumas formas, dependendo do tempo que você tiver disponível: quanto mais tempo, mais saboroso ficará. A opção mais gostosa e demorada é no forno, com todos os ingredientes em forma grande, fogo baixo e papel alumínio cobrindo. Demorará por volta de 1 hora - olhe de tempos em tempos para ver se o balsâmico secou e se necessário acrescente um pouco mais d'água.
Se você não dispõe deste tempo, mas tem uns 30 minutos, faça em uma boa panela: derreta a manteiga, acrescente os grãos de cominho e deixe-os fritarem até soltarem seu aroma e sabor. Junte então a cenoura - a orgânica é mais doce e menor, eu indico. Misture bem, deixando a manteiga penetrar na cenoura. Acrescente o aceto balsâmico, a água e deixe cozinhar com a panela tampada, em fogo baixo, até se formar um caldo mais espesso e a água secar. Veja se a cenoura está macia, se não estiver acrescente mais água. Acrescente então o tomilho picado (ou alecrim) e misture bem. Está pronto para servir!
A terceira opção - mais rápida ainda mas um pouco menos saborosa, é fazer na panela mas acrescentar a cenoura já previamente cozida. Fica pronto em 15-20 minutos.
Rende bastante, pode ser consumida como entrada ou acompanhamento. Qualquer dúvida façam um comentário que esclarecerei.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário