A respeito da reflexão sobre a essência da natureza humana - o homem é essencialmente bom ou, ao contrário - recomendo a leitura da excelente fábula sobre a síndrome de Caim, publicada no Blog do DeRose.
http://www.metododerose.org/blogdoderose/amigos/fabula-sobre-a-sindrome-de-caim/
Se, como é dito de maneira alegórica na fábula, possuímos partes essencialmente benévolas e partes perniciosas na personalidade então nossa conduta torna-se realmente uma questão de escolha pessoal. Uma decisão que passa por dificuldades e obstáculos, uma vez que temos de lutar contra tal lado dito 'maligno' de nós mesmos. Para mim é muito claro que o caminho é fortalecer o lado que queremos privilegiar, para que as características inerentes à nossa personalidade que são indesejáveis atrofiem naturalmente.
É claro que também é preciso levar em conta as influências externas sobre cada indivíduo: o quão mais subliminares e inconscientes mais perigosas essas são. Só se pode optar sobre aquilo que se percebe. Portanto reflita, observe, analise! Seja o próprio autor da história de sua vida, e não mais uma folha flutuando na brisa. Isso no SwáSthya é estudado em uma aula muito especial sobre Karma. Mas falarei mais à respeito em outros posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário