- 1 xícara de arroz arbóreo (especial para risoto)
- 1 cebola pequena picada
- 500ml de caldo de legumes
- 100ml de vinho branco seco
- bastante azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 250g de palmito pupunha picado (se for fresco, melhor)
- ervas finas
- sal a gosto (se necessário)
- 100g de azeitonas pretas picadas
- parmesão ralado à gosto
Modo de preparo:
Primeiramente, ressalto a importância do arroz não ser agulinha: ou arbóreo ou no máximo canarolli, se não não é risoto. Em segundo lugar, não tente ser light: a manteiga faz toda a diferença na textura e sabor, se você está de dieta escolha outra receita (mas essa vale cada caloria!). Por fim, sobre o vinho: o álcool evapora completamente, eu também sou abstêmia, e ele dá um toque realmente especial. Muito bem, vamos à receita.
- Em uma panela pequena (pode ser uma leiteira) aqueça o caldo de legumes - ele pode ser feito em casa (existem muitas receitas boas na internet e você pode inventar a sua - basta deixar bastante tempo fervendo em muita água os legumes, ervas e especiarias de sua preferência com um pouco de sal. Use apenas a 'água') ou comprado pronto. Dê preferência a marcas francesas ou italianas para os caldos prontos - Knorr não é melhor.
- Pré-aqueça o forno e coloque o pupunha picado em uma forma com as ervas e bastante azeite. Cubra com papel alumínio com a parte brilhante voltada para dentro e leve ao forno à 180 graus. Se o palmito for fresco ficará pronto em mais ou menos 25 minutos - o tempo de preparar o arroz - se for em conserva na metade desse tempo.
- Em uma panela baixa e larga aqueça umas 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente a cebola. Deixe fritar em fogo baixo por 4 minutos misturando bem e junte o arroz. Mexa por mais 1 minuto e coloque o vinho. Deixe secar e então vá acrescentando ao poucos o caldo quente com uma concha, mexendo sempre e nunca deixando secar totalmente. O ponto certo do arroz é 'al dente'.
- Quando o arroz estiver no ponto, junte a azeitona picada e o palmito já assado, misturando delicadamente. Desligue o fogo e coloque a manteiga e o parmesão, tampando a panela e deixando descansar por 5 minutos. Destampe a panela, dê uma última mexida para a textura ficar mais homogênea e sirva imediatamente. Coloque mais parmesão sobre cada prato (de preferência ralado na hora).
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário