Agradecimentos especiais à Geni, anjo que me ajuda a manter sauchan em casa e me ensinou a receita.
Ingredientes:
- 600g de mandioquinha descascada e picada
- 600g de cenoura descascada e picada
- 1 talo de alho poró fatiado finamente
- 1 cebola grande picada
- 1 colher (sopa) de óleo de coco extra-virgem (se não tiver, use manteiga)
- sal a gosto
- 1 litro de água
- pimenta do reino (opcional)
- azeite para finalizar
- parmesão ralado (opcional)
Essa sopa é muito fácil de fazer e a combinação fica deliciosa. Vale a pena procurar o óleo de coco - é um produto típico do nordeste, mas atualmente tem sido mais fácil encontrar por aqui - ele dá um toque realmente especial ao prato.
Aqueça o óleo de coco (ou manteiga) em uma panela de pressão ou qualquer panela grande. Adicione a cebola e o alho poró picados e misture bem em fogo alto, deixando-os refogar bem por uns 5 minutos. O alho poró deve se desfazer e a cebola ficar bem transparente. Depois acrescente a mandioquinha e cenoura picadas, mexendo bem para que eles peguem o gosto dos outros ingredientes. Adicione o sal e a pimenta - se não quiser, não precisa da pimenta; já tem muitos outros sabores - e cubra com a água. Se estiver fazendo na panela de pressão é hora de colocá-la para funcionar- demorará uns 15-20 minutos para cozinhar. Se não, deixe a panela tampada cozinhado por de 30 a 40 minutos. Verifique se a mandioquinha e a cenoura estão bem cozidas - o ideal é estarem desmanchando. Dê uma boa misturada para o caldo engrossar e prove para ver se está bom de sal.
Agora você tem 3 opções: pode servir assim, deixando a sopa 'pedaçuda', pode bater no liquidificador se preferir um creme homogêneo ou ainda pode bater metade e deixar metade em pedaços, obtendo textura e cremosidade ao mesmo tempo.
Sirva com um fio de azeite e o parmesão ralado para quem quiser. Como os sabores são delicados (se for com manteiga um pouco menos) não coloco queijo na minha, mas há quem goste. Rende 4 porções.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário