Essa sopa é aquela coisa quentinha, rápida e muito fácil de fazer que em alguns momentos é tudo que precisamos nesse mundo. Outra receita que eu nem tinha pensado em colocar aqui, por ser demasiadamente simples, mas a pedidos (muitos!) da minha querida amiga Carol Sapienza, lá vai!
Ingredientes:
- 1 cebola pequena picada
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Cominho em grãos
- Folhas de louro (opcional)
- 1 xícara de ervilha seca partida
- 3 xícaras de água
- Pimenta preta à gosto
- Sal à gosto
- Fio de azeite para finalizar
- Parmesão ralado (opcional)
Modo de Preparo:
- Deixe a ervilha de molho em água bem quente por 30 minutos.
- Escorra a água e lave a ervilha. Coloque em uma panela de pressão ou comum com as 3 xícaras de água e leve ao fogo alto. Se estiver na pressão ficará no fogo apenas até ferver, deixando a panela tampada, mas fora do fogo por mais 5 minutos. Se for em panela normal, cozinhe por 20-30 minutos.
- Verifique como está a ervilha. Os grão devem estar bem macios, quase se desfazendo. Esquente então em outra panela o azeite e junte o cominho e o louro, deixando-os soltarem seu aroma. Acrescente então a cebola picada e deixe-a refogar até ficar dourada.
- Junte a ervilha ao refogado de cebola, abaixando o fogo. Mexa bem. Adicione a pimenta e o sal, sempre provando. Mantenha no fogo baixo, sempre mexendo por mais 5 minutos.
- A sopa está pronta. Se quiser, bata no liquidificador para virar um creme. Eu pessoalmente prefiro com os pedacinhos dos grãos macios.
- Sirva em um prato fundo ou cumbuca, com um fio de azeite e, se desejar, parmesão ralado. Fica perfeito se acompanhado de pão ou torrada. Rende cerca de 2 porções.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário