Há algumas semanas, na Federação a querida instrutora Thaís Lopes comentou que tinha comido um omelete sem ovo feito pela Nina, presidente da Federação. Todos os presentes arregalaram os olhos: como assim, omelete sem ovo?
Na verdade é mais ou menos uma batata rostí, mas fica com muita cara de omelete! Eis a minha versão da receita:
Ingredientes:
- 1 batata média gelada, descascada e ralada
- 1 cebola pequena ralada
- 80g de muzzarela ralada
- 1 tomate médio bem maduro picado
- 6 azeitonas pretas picadas (sem caroço)
- folhas de manjericão fresco picadas
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- azeite
- óleo para untar a panela
Modo de preparo:
A lógica é muito parecida com a de uma omelete: junto todos os ingredientes em um vasilhame (menos o óleo) e misture bem. Aqueça o óleo em uma frigideira grande (se tiver omeleteira melhor ainda) e despeje a mistura, nivelando-a. O ideal é ficar fininho, para a batata cozinhar mais rápido. Se estiver mais grosso irá demorar mais tempo para o meio ficar cozido e talvez você precise colocar mais óleo ou azeite para não grudar. Vá sempre descolando o fundo com uma espátula. Quando perceber que a parte de baixo está dourada vire da mesma maneira como faria com um omelete: se for na omeleteira, basta virar para a outra frigideira, se não use um prato ou uma tampa de panela grande, de diâmetro maior do que a frigideira que estiver usando. Deixe então o outro lado fritar, adotando o mesmo procedimento. Quando ambos os lados estiverem dourados está pronto!
Rendimento: 1 porção grande (dá tranquilamente para 2 pessoas)
Tal qual uma omelete, você pode colocar o recheio que preferir. A base é a batata, cebola, fio de azeite e um queijo para dar liga. Opção diferente e saborosa para uma dieta lacto-vegetariana!
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário