quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Legumes assados com azeite e ervas

Essa receita é muito leve e saborosa, além de absurdamente simples. Perfeita para Bhúta Shuddhi ou para qualquer momento quando se queira uma alimentação leve e ao mesmo tempo energética e nutritiva.

Ingredientes:
  • Tubérculos de sua preferência: batata, batata-doce, abóbora, cenoura, mandioquinha, inhame... todos lavados e cortados em pedaços grandes. Não precisa tirar a casca.
  • Cebolas cortadas em 4 ou dentes de alho descascados.
  • Azeite
  • Ervas de sua preferência (frescas ou secas)
  • Papel alumínio para cobrir
  • Sal*
  • Aceto balsâmico* ou shoyo misturado à mel e gergelim* 
*ingredientes não utilizados para bhúta shuddhi.

Modo de preparar:

Coloque em uma assadeira grande todos os tubérculos já cortados. As proporções dos ingredientes ficam à escolha do freguês: eu particularmente adoro colocar abóbora japonesa e batata-doce em quantidade. Junte as cebolas ou dentes de alho: 1 cebola média ou 5 dentes de alho para cada 1/2 kg de tubérculos. Espalhe-os da maneira mais homogênea possível pela assadeira. Regue tudo generosamente com azeite e salpique as ervas. Alecrim, tomilho e orégano combinam bem. Se não tiver ervas frescas, boas opções secas são chimichuri mexicano ou ervas finas. Se estiver utilizando, acrescente um mínimo de sal e o aceto balsâmico. No caso de preferir o shoyo com mel deixe para coloca-lo na hora de servir.
Cubra a assadeira com papel alumínio deixando a parte mais brilhante voltada para dentro e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (+ou- 200 graus). O tempo dentro do forno varia entre 30 minutos e 1 hora, dependendo do seu forno e dos tubérculos escolhidos - depois de 30 minutos espete os legumes com um garfo para estipular quanto falta.

Opcional: Fica delicioso também com maçã ou tomate italiano em cubos.

Essa receita rende muito: 1 batata-doce, 1 batata, 2 cenouras e 1 cebola rendem 4 porções generosas. Sirva acompanhado de arroz, feijão, lentilha... ou o coma como prato principal!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário