Essa é uma receita indiana deliciosa e bem simples de se fazer. Geralmente é transliterada como Mattar Paneer, mas olhando a palavra em seu alfabeto original, devanáganí - मटर पनीर - percebe-se que tal transliteração, britânica, não induz à melhor pronúncia, motivo pelo qual não a estou adotando. O mesmo acontece com o tempero garam masálá (गरम मसाला), que geralmente é transliterado sem indicação das vogais longas. (Estudiosos de sânscrito de plantão: notem ainda que a última letra não é pronunciada, pois estamos falando hindi)
- 1kg de tomates maduros picados
- 2 cebolas médias picadas
- 200g de ervilhas frescas ou congeladas
- 100g de queijo fresco de boa qualidade cortado em cubos
- óleo (canola, girassol, milho ou soja)
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- cominho em grão
- 1 colher (sobremesa) de garam masálá (se não tiver use um bom curry)
- um punhado de folhas de coentro fresco picadas
- sal a gosto
Modo de fazer:
Se a ervilha for fresca deixe-a cozinhar ou no vapor ou em uma panela com água por cerca de 5-7 minutos. Caso esteja trabalhando com a congelada, apenas descongele-a em um pote jogando água bem quente.
Enquanto isso aqueça em fogo alto óleo suficiente para cobrir todo o fundo de uma panela média. Acrescente o cominho em grão e deixe ele fritar exalando seu aroma. Junte então a pimenta dedo-de-moça - se você quiser o prato menos picante deve descartar as sementes - e deixe ela difundir sabor e cor no óleo. Acrescente a cebola picada e misture bem por 5-8 minutos, deixando-a secar e dourar. Nesse momento a ervilha já deve estar pronta: tire-a do fogo (no caso de tê-la cozido no vapor) e/ou escorra a água.
Adicione então o tomate picado, mexendo bem e tampando a panela para o tomate cozinhar. Depois de cerca de 5 minutos dê uma olhada na mistura mexendo e, se necessário, acrescentando um pouco d`água - aos poucos um molho espesso deve se formar. Adicione o garam masálá (ou curry), misturando e tampando novamente, deixando cozinhar por mais 5 minutos. Junte então a ervilha à mistura, mexa por mais 1 minuto e tampe novamente a panela, deixando todos os sabores penetrarem na ervilha por uns 3 minutos.
Salgue à gosto, experimente para ver se precisa de mais tempero, adicione o queijo em cubos - na Índia se usa um queijo caseiro chamado panír que não existe aqui. O queijo minas fresco é o que mais se assemelha a ele, mas, se desejar e tiver tempo, é fácil encontrar receitas do panír (procure 'paneer') na Internet para fazer em casa. Misture tudo delicadamente e desligue então o fogo. Se desejar, junte o coentro fresco (eu particularmente prefiro sem) e abafe. Sirva em seguida.
Pode ser acompanhado de arroz basmatí ou pullao, além de combinar perfeitamente com um bom puré de abóbora ou cenoura, ou o legume de sua preferência. Rende 5 porções.
Bom apetite!
Jú, adorei a receita! Vou fazer hj a noite. bj e saudades de vc.
ResponderExcluir