quarta-feira, 13 de julho de 2016

Salada de feijão fradinho para comer desde bebê!

Faz muito tempo que não posto aqui alguma receita. Na verdade houveram várias descobertas culinárias nesse último ano, mas por conta da correria com a cria eu nunca conseguia postar aqui.

Essa receita marca uma nova fase minha na cozinha: depois que comecei a amamentar minha relação com o consumo de leite de vaca mudou: me dei conta do quão estranho e fora de lugar é se alimentar do leite de outro animal, leite esse que a natureza destinou e produziu especialmente pra cria deste animal. Leite que essa cria deixa de tomar para que a gente o consuma. Me coloquei no lugar da vaca, do bezerro (que vira vitela na absoluta maioria dos casos e na verdade só existiu para que tomemos o seu leite, pois as vacas leiteras sofrem inseminação artificial), e percebi que não faz sentido deixar de comer carne por uma questão ética e continuar consumindo laticínios. Assim, estou mais e mais vegana, e minhas receitas expressam essa tendência.

Ainda, essa receita também carrega consigo - como tudo o que eu faço agora - minha relação com a maternidade: a Alice começou a comer aos 6 meses através de um método de alimentação complementar chamado BLW (baby led weaning: o desmame guiado pelo bebê), onde não há papinhas - os alimentos são apresentados em pedaços que o bebê consegue pegar sozinho e levar à boca. O que me encantou nesse método é a autonomia e o protagonismo do bebê no processo, além da experiência sensorial que transforma o ato de comer em uma aventura de cores, texturas, cheiros e gostos. Cada bebê é respeitado como ser único que é, levando o seu tempo individual para fazer a passagem da alimentação líquida para a sólida, sem estresse ou pressão. Isso ajuda a ser criada uma relação saudável, espontânea e prazerosa com a alimentação.

Sendo assim, a salada de feijão fradinho é uma excelente opção para toda a família, a partir de 6 meses de idade: super nutritiva, colorida e saborosa, agrada a todos!


Ingredientes:

  • 1 xícara de feijão fradinho deixado de molho em água com gotas de limão ou vinagre por 8 horas (troque a água na metade do tempo para diminuir a incidência de gases).
  • 3 xícaras de água
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (chá) de cominho em grão
  • 1/2 cebola roxa ralada
  • 1/2 cenoura ralada no ralo fino
  • 3 colheres (sopa) de pimentão vermelho orgânico assado com azeite até ficar macio e depois picado
  • 1 xícara de coentro fresco picado
  • 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • suco de 1 limão
  • sal e pimenta a gosto (para bebês abaixo de 1 ano separe a porção dele sem sal e adicione para o resto da família no final)


Modo de preparo:

Escorra o feijão e lave na água corrente. Cozinhe na panela de pressão com a água, o louro e o cominho por cerca de 10 minutos. O tempo de cozimento pode variar dependendo do tempo de molho e também se o feijão está mais velho. Cheque a consistência: deve estar bem macio, mas não desfazendo. Caso necessário deixe um pouco mais na pressão. Escorra e coloque em uma tigela. Junte com todos os outros ingredientes. Está pronto!

Observações:

  1. O ideal é que esse prato seja feito com antecedência, pois quanto mais tempo o feijão ficar marinando nos temperos, mais saboroso vai ficar.
  2. É realmente importante que o pimentão seja orgânico, pois ele é um dos alimentos que mais absorve agrotóxicos. Caso não o encontre você pode fazer a receita sem ele sem problemas que também ficará gostoso.
  3. Para bebês que ainda não possuem o movimento de pinça o ideal é apresentar esse prato na forma de bolinhos: aqueça rapidamente a salada em uma frigideira, amasse o feijão com um garfo e molde bolinhos de um tamanho que o seu bebê consiga pegar e ainda sobre um pouco para fora da mão. Sua cria irá se divertir e se deliciar!

Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário