sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pão e circo contemporâneo

Ouça essa música, prestando atenção à sua letra:


A música, intitulada "Ou não", trata magistralmente de um assunto que tem se tornado cada vez mais premente de ser levado a sério. Estamos ficando cada vez mais dispersos, manobráveis, superficiais. O tempo e atenção gastos com a fulana que foi para o Canadá, ou qualquer que seja a nova da internet é assombroso. E questões realmente importantes - sejam estas em um nível social, sejam pessoais - são sobrepujadas pela poluição de  imagens, idéias e sensações cada vez mais vazias de conteúdo real.

É muito fácil deixar-se levar por essa onda de ilusão de comunicação, popularidade e felicidade proporcionada pela tão intensa conectividade do mundo contemporâneo. Estamos na era do exibicionismo esvaziado de conteúdo. Tal conectividade pode sim ser uma ferramenta efetiva de mudança do mundo através da maior circulação de idéias, derrubando censuras e democratizando o conhecimento. Obviamente há quem perceba o perigo desse potencial, e é colocada mais lenha na fogueira do pão e circo contemporâneo, discutindo se a grávida de quadrigêmeos é ou não fraude ao invés de olhar para a tentativa dos EUA de controlarem o que vemos em nossos computadores ainda mais. 

Muitos, como eu e o 5 a seco, se revoltam com essa tendência, mas muito pouco é feito. Na minha visão, a ação mais efetiva é o exemplo, da arte, da fala e também do que NÃO fazemos, NÃO apoiamos, NÃO damos corda. Isso é ética - para si, e para o mundo!

Um comentário:

  1. Guilherme Benício:

    Adorei seu post Júlia, concordo plenamente... a sociedade desaculturada predomina no Brasil... é triste!

    ResponderExcluir