domingo, 6 de novembro de 2011

Crepes franceses de trigo sarraceno

Receita ensinada pelo querido Dominique e relembrada no encarte que veio junto com minha 'crêpière' francesa (receita de Paul Bocuse).

Ingredientes:

  • 200g de farinha de trigo sarraceno
  • 50g de farinha de trigo normal
  • 1 ovo
  • 30g de manteiga
  • 500ml de água
  • 1 pitada de sal
  • óleo ou manteiga derretida para untar a panela


Modo de Preparo:

Massa:
Em um recipiente grande misture as farinhas. Adicione o ovo e a pitada de sal. Derreta a manteiga em banho-maria ou no microondas (fiz no microondas e fica perfeito). Misture bem o ovo à farinha e vá adicionando a manteiga derretida aos poucos, procurando deixar a mistura o mais homogênea possível - ira resultar uma massa bem seca, que esfarela. Adicione então a água gradualmente, sempre misturando energicamente para não empelotar, até adquirir a consistência de um creme líquido. Deixe então descansar por de 2 a 3 horas. Se demorar muito mais do que isso, talvez esteja um pouco espesso - adicione então um pouco de água ou cerveja.

Crepe:
Aqueça uma frigideira bem grande ou, melhor, uma panela de crepes (crêpière). Com a ajuda de papel toalha preso à ponta de uma colher, unte a superfície quente com manteiga derretida ou óleo. É importante que a panela esteja muito quente para formar o disco do crepe. Coloque uma pequena quantidade da massa no centro da frigideira e rapidamente espalhe-a para que o disco fique bem fino, girando a panela em movimentos circulares, ou caso disponha de uma espátula específica para isso, use-a girando-a sobre a massa. Vire o disco para dourar o outro lado. Você pode nesse momento já colocar o recheio de sua preferência ou então reservar a massa, empilhando os crepes em um prato para usar até no máximo em dois dias.
pallete - espátula de crepe
Quando for colocar o recheio, não exagere na quantidade: o ideal é preencher apenas metade do disco com uma camada fina de recheio. Deixe-o esquentar por um minuto - a massa precisa ficar um pouco mais dura, para não desmontar na hora de virar - e dobre a massa sobre ele, cuidadosamente virando o crepe, com a ajuda de uma espátula. Coloque no prato, se quiser, cubra com o molho de sua preferência e sirva imediatamente.

Uma receita rende cerca de 15 discos, dependendo da espessura e diâmetro. Algumas sugestões de recheio que fiz e ficaram ótimas: palmito picado com requeijão, béchamel ao funghi (quem quiser eu passo a receita), tomate, muzzarela de búfala e manjericão - podem levar molho vermelho ou branco em cima. Para os doces: morango com chocolate, banana com canela e açúcar e Romeu e Julieta. Esses são os que eu fiz no primeiro teste, mas você pode criar o recheio que preferir. Depois, se quiser, me conte!

Bom apetite!


2 comentários:

  1. oi bom dia
    eu gostaria saber onde comprar a farinha de sarraceno aqui no brasil voce pode me mandar adresso do fabricente obrigado christodelicia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, tudo bem?

      Realmente não é fácil achar a farinha de trigo sarraceno no Brasil.

      Eu encontrei na Casa Santa Luzia: http://www.santaluzia.com.br/

      Realmente, não possuo contatos de nenhum fabricante em específico. O ideal seria comprar na França - dizem os franceses que a farinha de lá é muito melhor. Em francês, essa farinha é chamada de 'blé noir'.

      Espero que encontre! Boa sorte!

      Excluir