segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Novas turmas e uma nova parceria especial!

Alô, alô mulheres que querem se empoderar na gravidez e se redescobrir no pós-parto!

turma Yoga para gestantes
Hoje tivemos a primeira aula de Baby Yoga na Lumos, um espaço para lá de especial que receberá as práticas para recém-mães e para gestantes. A aula foi muito legal e abriu as inaugurações de atividades nesse espaço tão lindo criado para as famílias pela queridíssima Vânia Gato Medeiros. E nessa quinta-feira, 13 de outubro às 18h, teremos uma aula aberta de Yoga para gestantes! Para quem quiser participar entre em contato com a Lumos pelos telefones: 3862-5327 ou 96695-8667. Apenas 8 vagas! A partir da semana que vem iniciaremos as turmas regulares :-)

No meu último post falei um pouco sobre o meu caminho para chegar nessas aulas. Aqui quero contar um pouco para vocês do conteúdo destas práticas tão especiais:

Yoga para gestantes:

Curso focado no bem-estar da mulher gestante, visando equilibrar corpo, mente e emocional nesta fase única que é a gravidez. Aplica-se o trabalho de autoconhecimento do Yoga a todos os momentos da gestação (a prática pode ser feita desde o primeiro trimestre até o parto). Entre seus inúmeros benefícios, encontramos:
  • A melhora e manutenção da saúde física da mulher. Trabalha-se o equilíbrio e bem-estar da coluna vertebral auxiliando a adaptação ao novo eixo de gravidade; melhora a circulação sanguínea e lifática; melhora a respiração, trazendo mais oxigenação para o bebê; alivia prisão de ventre e gases; alonga e fortalece a musculatura.
  •  O empoderamento sobre o corpo e as emoções. Trabalha o autoconhecimento, trazendo mais confiança e serenidade; ajuda no equilíbrio hormonal – trazendo mais equilíbrio emocional; reduz o estresse e diminui a ansiedade; aumenta a conexão da mulher consigo mesma e com o bebê.
  • A preparação para o parto.  Fortalece o assoalho pélvico e o períneo; desenvolve consciência corporal; as vocalizações (mantras) auxiliam o relaxamento da mandíbula – auxílio da dilatação; proporciona a melhor respiração para o parto.

As aulas são realizadas em grupos e englobam técnicas respiratórias (pránáyámas), corporais (ásanas), vocalizações (mantras), de mentalização, meditação e relaxamento. Cada praticante possui uma sequência de técnicas personalizada de acordo com o seu momento da gestação e outras características pessoais, motivo pelo qual é necessária uma consulta prévia para conversa e levantamento das suas necessidades particulares. Com a duração de 1h30, há espaço também para se tirar dúvidas e trocar com as colegas. Os maridos são bem-vindos para compartilhar deste momento com a futura mãe.

Baby Yoga

Após o parto há dois nascimentos: o do bebê e o da mãe. Muitas vezes esquecemos que a nova mãe precisa ressignificar toda a sua vida após ter seu filho: re-conhecendo um novo corpo, uma nova rotina e novas responsabilidades. O período do puerpério é assim marcado por emoções à flor-da-pele, oscilações, dúvidas, medo e solidão.

O Baby Yoga é uma adaptação da filosofia milenar indiana para que as novas mães possam retornar às atividades físicas e sociais durante esse período tão especial sem precisarem se separar de seus bebês! Estes acompanham as aulas, interagindo e usufruindo junto com estas dos incontáveis benefícios da prática.

Dentre eles, destacamos:
  • A recuperação física e emocional do parto; ajudando a percepção do novo corpo, fortalecendo o períneo no pós-parto; auxiliando o retorno da musculatura abdominal; reduzindo a ansiedade e possível Depressão Pós Parto.
  •  O aumento do vínculo mãe-bebê; ajudando a extravasar e eliminar conflitos, melhorando a sensação de domínio, trazendo relaxamento e melhorando o sono de ambos.
  • O trabalho de autoconhecimento desta mãe recém-nascida; melhorando a autoestima e trazendo consciência e equilíbrio físico, emocional e mental para esta nova fase.
As praticas em grupo ainda privilegiam a troca e a interação entre as mães! As aulas abordam técnicas respiratórias (pránáyámas), corporais (ásanas), de mentalização e relaxamento. Com a duração de 1h, é recomendado o início a partir de 30 dias depois do parto (no caso de cesárea o tempo pode ser maior), podendo se estender até onde o bebê queira (geralmente após começar a engatinhar o bebê prefere “explorar o espaço” ao invés de interagir apenas no colo da mãe). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário