quarta-feira, 4 de abril de 2012

Creme de milho com abóbora e gengibre

Essa foi daquelas receitas que surgem no calor do momento. Tinha os ingredientes, arrisquei... e adorei o resultado! Inspirado no Creme de Milho Verde da Ro de Castro, com vários toques pessoais.

Ingredientes:
  • Milho de 2 espigas médias, já debulhado
  • 500ml de leite
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • 1 cebola média picada finamente
  • 50g de gengibre fresco descascado e picado finamente
  • 350g de abóbora japonesa em cubos
  • 500ml de caldo de legumes (de preferência caseiro)
  • Cebolete picada finamente a gosto (ou a parte verde da cebolinha) 
  • Noz moscada a gosto
  • Requeijão e/ou parmesão ralado para finalizar
Modo de preparo:

Primeiro coloque a abóbora para cozinhar no caldo de legumes. É bem gostoso se você tiver caldo caseiro (é só deixar os talos de legumes que são normalmente jogados fora ferverem com água, um pouco de sal e especiarias, além de alho, cebola e mais o que você quiser. Use 1 litro de água para cada xícara de hortaliças e deixe ferver por 30min, coando). Deixe-a em fogo alto, com a panela tampada por uns 40 minutos, ou até a abóbora começar a desfazer.

Enquanto isso, bata os grãos de milho com metade do leite no liquidificador. Coe e bata o bagaço que sobrou com o resto do leite. Coe e esprema bem o bagaço* para que saia todo o suco.

Agora é hora de juntar tudo: em uma panela funda aqueça a manteiga e refogue a cebola juntamente com o gengibre até dourar. Acrescente o 'suco' de milho e a abóbora cozida com o caldo que tiver sobrado. Amasse a  abóbora com a colher até virar um creme. Mexa sempre. Quando a mistura ferver abaixe o fogo e continue mexendo para não grudar no fundo da panela. Acrescente a cebolete (se não tiver, cebolinha) e a noz moscada ralada. Deixe engrossar, ainda mexendo, por cerca de 15-20 minutos, ou até estar espesso ao seu gosto. Desligue o fogo.

Sirva em cumbucas ou pratos fundos com uma colher (sobremesa) de requeijão sobre o caldo e/ou parmesão ralado à gosto. Eu particularmente gosto de colocar os dois.

Rende 3 porções generosas, ótimas para aquecer uma noite mais fria. Para quem gosta de um paladar picante, pode aumentar a quantidade de gengibre, que dá o toque especial nessa sopa.


Bom apetite!

*Algumas receitas para aproveitar o bagaço do milho que sobrou:
Pão de centeio e milho verde (para quem tem máquina de pão)

Um comentário:

  1. Ola Ju! Que bom que gostou da receita do meu blog. Adorei a sua inovação e vou testar com a farinha de quinua. Claro que vc pode publicar a receita, ficarei mt feliz. Bjos

    ResponderExcluir