domingo, 8 de janeiro de 2012

Faxina geral

Nos primeiros 5 meses de 2012  colocarei  em pauta os niyamas - as prescrições éticas do Yôga. Enquanto nos yamas fala-se do indivíduo em relação aos outros, isto é, de dentro para fora, nos niyamas trata-se dos cuidados de fora para dentro - do praticante com ele mesmo.

Em janeiro falarei e pensarei aqui no blog sobre sauchan - a limpeza. Na Índia, há mais de 5.000 anos já se possui um trabalho muito profundo com esse conceito. Não adianta nada tomar banho todos os dias, perfumar-se e deixar de olhar para o que está sujo por dentro - seja física, emocional ou psiquicamente.

Sauchan é a limpeza integral e plena - limpeza do corpo, do coração, da cabeça e das ações. É também limpeza espacial. Um caro colega, Gustavo Oliveira, ilustra bem este último aspecto em sua capacidade de organização - olhando seu carro, sua mesa de trabalho ou mesmo sua escola.

O que está fora de nós muitas vezes reflete o que está dentro. Geralmente pessoas bagunceiras e desorganizadas possuem também um caos interno com o qual têm que lidar, além de poluição mental e afetiva. Posso falar sobre esse tópico com propriedade, pois sempre tendi a ser desorganizada.

Vamos mexer nisso? Todos os comentários e relatos de  casos serão bem-vindos!

"Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez". De Rose

3 comentários:

  1. Bom, Ju, aqui em casa estamos levando isso a sério. Em dezembro e janeiro me desfiz de metade do que eu tinha, e hoje livramos uma boa parte da casa de muita coisa também.
    Limpar-se por dentro é mais difícil, mas sabe, começar por fora está dando certo comigo. Conforme eu me livro do que tenho, vou me livrando de poluição de memória sabe? Aquele acúmulo de lembranças que, nem sempre agradáveis, não faz muito bem.

    Ótima dica =]
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Bacana o depoimento, Ga! Toda a arrumação espacial ajuda na organização interna, sem dúvidas. Uso também esse artifício.
    Outra coisa que faço, quando percebo que há excesso de informações em minha mente é colocar no papel todos os pensamentos - sejam tarefas, sentimentos ou até lembranças. Esse artifício, que aprendi com o Prof. Charles Maciel tem me ajudado muito nas técnicas de meditação!

    Beijos

    ResponderExcluir