sábado, 12 de janeiro de 2013

Uma pausa para revisão


Na última sexta postei quatro sútras do Yôga Sútra aqui e confesso que depois fiquei um pouco incomodada. Sútra significa aforismo – isto é, pílulas de sabedoria condensadas, desidratadas. Não acho que ler um livro de sútras, como o de Pátañjali, de uma vez só faça muito sentido, pois em cada frase há mais do que se pode perceber logo de início. Eu mesma estudo o Yôga Sútra há dez anos, e a cada fez que leio um trecho, vejo coisas novas, que não havia percebido antes.

Por isso minha primeira ideia foi postar dois ou três sútras, no máximo, por dia, para que se pudesse efetivamente estudar esse livro tão importante. Quis postar os quatro para manter os tipos de vRittis juntos, mas eu mesma me peguei lendo-os mais superficialmente na hora de fazer um comentário.

Por isso, estou mudando os planos iniciais e deixarei o final de semana para revisão nos estudos (para aqueles que estão acompanhando essa série sobre o Yôga Sútra): Dê uma olhada nos sútras I-1 a I-11 que postei nessa última semana e leia-os sem pressa, com tempo para que eles assentem. Digo desde já para os que não praticam e nunca praticaram Yôga que a prática muda completamente a compreensão destes aforismos, afinal eles são exatamente o resultado de muita prática.

E amanhã, domingo, tenho uma surpresa para os que estão sentido falta das receitinhas vegetarianas... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário