A magia do movimentoQue enleva o EspíritoNum apelo à beleza,Criando obras de arte corporal,Gerando esculturas viventes,Brotando umas das outras,Encadeadas por um sutil fio de continuidadeE de harmonia indescritível!
Assim como o escultor,Desbastando o bloco de pedra friaFaz surgir a obra prima que em seu interior jazia,Da mesma forma o yôgin se transfigura e deixa aflorar obra e artista na execução coreográfica dessa dança milenar.
Isso é Ásana!"
(Extraído do livro Tratado de Yôga)
As técnicas corporais do Yôga estão longe de ser a sua parte mais importante, mas com certeza é o feixe de técnicas mais popular e por muitos praticantes considerada o cerne da prática. Isso se deve ao fato de que as outras diversas técnicas - mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, entre outras - não podem ser fotografadas de maneira clara: veríamos apenas uma pessoa parada, sentada ou deitada, muitas vezes com os olhos fechados. No caso dos ásanas vemos o que já foi chamado de uma prece feita com o corpo, a transformação do praticante em uma belíssima escultura feita de carne, osso e práná (energia). Ora, isso é fascinante mesmo para aqueles que não conhecem nada desta filosofia!
Ao falar isso não quero dizer que as chamadas "posições" do Yôga (não diga pose, é uma má tradução do inglês) não sejam fundamentais para a evolução do aluno, pelo contrário: elas possibilitam a realização de todo o resto do sádhana (prática) de maneira efetiva, e além disso são uma delícia de fazer!
Observe fotos de ásanas e perceba o prazer, a felicidade que eles transmitem! Para os leigos que tiverem ao ler este post vontade de experimentar estas técnicas, indico a Prática Básica do Mestre DeRose, disponível em audio, em livro (tanto descrita como em imagens), pôster ou dvd em todas as escolas credenciadas pela Uni-Yôga, ou ainda em dowload no site do Método DeRose.
Importante: os iniciantes deve tomar cuidado para balancear sua prática. Sugiro que antes de praticar sozinho, se assista à webclasse sobre o tema.
Em um próximo post sobre o assunto, a pedidos de uma aluna querida, fazei uma sequência para iniciantes - para aqueles praticantes que estão longe de suas escolas e gostariam de sugestões. Fique ligado!
Ju!!!! Obrigada!! Adorei!! Mal posso esperar pelo proximo post!!
ResponderExcluirbjo
Ana