quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A grande violência


Para finalizar esse mês e com ele nossa reflexão sobre ahímsá (por hora) não posso deixar de falar sobre o consumo de carnes. A maioria das pessoas não para pra pensar no assunto, ou procura defesas mentais como "estamos no topo da cadeia alimentar", ou "faz parte da natureza humana se alimentar de outros animais".


Me desculpe, mas devo responder: NÃO ME VENHA COM CHORUMELAS! Hoje está mais do que comprovado que o ser humano não precisa de carne, vive melhor sem ela (tem muito menos chance de desenvolver câncer, por exemplo), e que realmente está praticando uma violência gigantesca em muitos níveis:
  • Para com aquele animal, que geralmente teve não somente sua morte, mas sua vida pautada por sofrimento;
  • Para com o meio ambiente, já que está mais do que divulgado a quantidade de gases de efeito estufa emitidos por gado, fora o desequilíbrio absurdo gerado pela criação de pastos no lugar de florestas;
  • Para consigo mesmo, já que o corpo humano funciona melhor sem carnes. Eu e mais um sem número de vegetarianos podemos dar nossos depoimentos.

Assisti ontem uma excelente aula com o DeRose (que você pode ver no site do Método DeRose) sobre o tema, e fiquei um tanto revoltada com o discurso de muitos a respeito. É claro que se você sentir a privação destes alimentos como uma auto-agressão também não adianta, mas com certeza dá para no mínimo ter um consumo mais consciente.


E para aqueles que ainda argumentam que isso tudo é uma 'modinha', seguem algumas frases de vegetarianos que influenciaram o mundo em diferentes épocas:


2 comentários:

  1. É um (mais um) tapa na cara de nós, onívoros. Mas a partir do momento em que não há nenhuma religião ou filosofia que defenda, nos seus princípios mais básicos, a morte de animais, o tapa na cara é justo.
    As frases são terríveis (de boas), diga-se de passagem!

    ResponderExcluir
  2. Gabi,
    No próprio princípio de ahimsá está sendo defendido tal princípio. Se não me engano no adventismo também (conheço por cima, me corrija se eu estiver errada).
    Ressaltando: não estou aqui pregando para que todos virem vegetarianos a qualquer custo. Como disse no post, não pode pender para a auto-agressão, mas concordemos: a provocação faz bem! ;-)

    um abraço

    ResponderExcluir